300 x 250 Ad Space

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Legalizar é viciar?



Não são mais os Hippies nem a era “paz e amor” que defendem a descriminalização da maconha, atualmente, quem se engaja firmemente nesse protesto são figuras importantes na sociedade como intelectuais e o ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso. Isso fez com que essa discussão aumentasse e fosse levada mais a sério, mas também propiciou grandes debates e revoltas de pessoas as quais alegam que isso trará ainda mais violência para o país.

Só no Brasil 8,8% da população já declaram ter usado pelo menos uma vez a maconha em sua vida, e no mundo o número de usuários da droga chega a 160 milhões de pessoas. Como todas essas pessoas consomem uma droga ilícita? Através do tráfico ilegal , que tem como conseqüências milhares de vítimas de bala perdida por ano. E é nesse ponto que os protestantes à favor da legalização da maconha querem chegar, para eles legalizar significa salvar milhares de vidas ou até mesmo poder usar a maconha como uma erva medicinal. Segundo FHC, por exemplo, legalizar a maconha não teria nada de mais, uma vez que drogas como o tabaco e o álcool ,que também podem ser viciosas, são consumidas livremente no país.

Mas, a legalização da maconha pode sim trazer diversos perigos à sociedade, afinal, tal aprovação aumentaria o uso da droga e conseqüentemente, os crimes a que muitos usuários se submeteriam para sustentarem seu vício. Além disso, não devemos esquecer que a maconha é uma droga que causa o vício,mas também traz diversos problemas a saúde de um indivíduo tais como: a perda de memória, problemas psíquicos e até mesmo esterilidade . A indústria ,inclusive aproveitar-se-ia, assim como se aproveita do livre consumo ao álcool, para criar logotipos e propagandas que estimulassem o uso da maconha.



Dessa forma, legalizar a maconha seria estimular o crescimento do número de internados e doentes pelo vício. O governo poderia amenizar essa situação, proibindo a emenda da legalização e aumentando a fiscalização dos traficantes, que já se tornaram mais poderosos do que a polícia. A droga deveria ser encarada como um mal, somente benéfica para a fabricação de medicamentos, e não como uma forma de relaxar e esquecer dos problemas,semelhante a fama que o álcool já conquistou.

5 comentários:

  1. Olha Aline,nem discuto mais osbre isso. Me sinto anormal por nunca ter usado drogas ilícitas ou nunca ter fumado qualquer cigarro. Vai entender as pessoas.gostei muito do seu blog. seguirei.

    http://blogdocasari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bem, não podemos simplesmente dizer: sim ou não. Primeiro devemos parar para pensar. Estamos preparados para a legalização da maconha? Eu digo que não! Pois não temos um sistema de saúde eficiente, as campanhas anti-drogas que temos se revelam inúteis e ter a maconha a livre acesso, representaria um caos, pois inúmeras pessoas iriam querer "experimentar", podendo gerar um inchaço dos nossos hospitais e mais gastos do governo com reabilitação.
    Por outro lado legalizar significaria não a extinção (isso é praticamente impossível), mas a diminuição do poder do traficante, e geraria mais lucros para o governo devido aos impostos, e, não vamos ser hipócritas, por que legalizar algumas e outras não? É tudo droga.
    Resumindo, sou a favor da legalização da maconha desde tenhamos suporte para isso. Um sistema de educação e saúde melhor e uma melhor estrutura para atender aos possíveis dependentes, tal qual ocorre na Holanda. Por ora isso não é possível, talvez só daqui há muitos anos, então nesse momento sou contra.

    ResponderExcluir
  3. gostei bastante do seu blog, vou te seguir :D
    dá uma olhada lá no meu
    http://mandinhaleticia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. bem bellissimo texto
    prbns e sucesso.
    a respeito do texto
    eu acho tem que liberar
    sim pq la nos estada unidos
    tem estado que la tem o
    limite de usar.

    ResponderExcluir
  5. rapaz eu nao concordo com a liberação e vou dizer o por que



    se ela nao é liberada ja acontece o que acontce imagine liberando voce passando na rua e as pessoas tudo louca fumando isso.


    por que ela muda a pessoa transforma quando estar sobre seu efeito. pense em sua filha passando no meios dessas pessoas em sua mae sua irma sua sobrinha essas pessoas estarao drogada e nao saberão o que estar fazendo...

    eu nao concordo com a liberação

    ResponderExcluir