300 x 250 Ad Space

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O mal e o bem como exemplos contagiosos.

A infância é um período em que aprendemos a fazer tudo: andar, falar, ler, escrever, adquirir uma maneira de ver o mundo e, principalmente, como agir nele. Obviamente, não aprendemos tudo isso sozinhos e é para esses ensinamentos que contamos com a ajuda de nossos pais. Mas, atualmente muitos destes exemplos são negativos uma vez que, eles são também comandados pela sociedade.

Um exemplo clássico deste fato é a televisão, com o tempo ela ganhou cada vez mais espaço na sociedade e cativou mães,pais e filhos. Ultimamente, a criança passa cerca de 4 horas do seu dia em frente ao televisor, enxergando um mundo que na teoria , tudo pode ser fácil e na prática, é uma verdadeira ficção. Há também, a violência explícita em telejornais que são transmitidos em plena luz do dia e que dão duas noções para uma criança: ou de medo ou de querer fazer igual.

Outro argumento que deve ser levado em consideração é o do exemplo das autoridades do Estado. Afinal, sempre é possível ver estampado nas capas de jornais e revistas, algum escândalo envolvendo um político e seu golpe para desviar a tão suada verba pública. Ou então, algum caso que envolva um representante da Igreja, tanto por motivos de violência sexual quanto por exploração financeira dos fiéis. Tudo isso sem contar, é claro, com o exemplo dentro de casa que muitas vezes é desastroso para uma criança, por inúmeros motivos como a separação dos pais e vícios que trazem violência.

As conseqüência para uma criança que cresce com maus exemplos são as piores: amargura do mundo em que vive, depressão( uma das doenças mais comuns no mundo atual) e até se prende ao álcool ou a droga.Toda a sociedade contemporânea deveria se moldar para realmente mostrar bons exemplos e trazer adultos cada vez melhores, começando pelos passos mais decisivos: fazer o bem e ter honestidade.

Um comentário:

  1. Concordo! Hoje em dia pessoas honestas e que não procuram o mal do outros são taxadas de bestas. Mas não é por isso que devemos deixar de fazer o que é certo. As crianças aprendem pelo exemplo e nós somos o espelho delas, devemos mudar hoje para melhorar no futuro.

    ResponderExcluir