300 x 250 Ad Space

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Manifestações e a Imprensa



Os protestos de todo o Brasil, vem trazendo um país mais ativo politicamente e uma mídia na defensiva, diante do poder do povo e do clique


As desculpas do Jabor,  os ânimos contidos do Datena, a valorização ao vídeo do Ratinho expondo a realidade do país, Globo hostilizada, carro da Record queimado, Folha com a opinião do povo após ser atingida de frente. Falar que as manifestações que começaram em São Paulo são muito mais que os vinte centavos das passagens (é também a reação do povo democrático) é comum, mas e nossa imprensa? Essa também vem sofrendo as consequências do acordar brasileiro...
O povo brasileiro se junta pela máquina da rede social, Manuel Castells já dizia: as redes sociais virtuais pretendem reiventar a sociedade! E estão! Elas estão sendo usadas da melhor maneira a de não ficar parado, de ir às ruas e de dar um grito de basta a todo e qualquer tipo de manipulação, inclusive a da imprensa.
É fantasticamente curioso ligar a televisão e ver os repórteres falarem, quase que unânimes: “Há atos de vandalismo, mas em pontos isolados, a maioria dos manifestantes segue de maneira pacífica”. Há noção, leitor, do quanto se lutou para que essa imprensa, mesmo que à força, realmente retratasse o outro lado?
Que rádio, televisão, revistas, jornais não simplesmente tratassem desse ato como “uma manifestação que parou a Avenida Paulista, complicou o trânsito da capital e ainda acumulou atos de vandalismo?”


A força do povo não só vem modificando a realidade brasileira no que se refere a participação política ativa, vem também modificando a imprensa,a mídia que deve estar a serviço da sociedade e deve ter uma visão limpa, a imparcialidade é impossível, mas os lados devem ser mostrados e  o telespectador, o ouvinte, o leitor deve ter a liberdade de escolher.
 A qualquer comunicador, a qualquer pessoa fica claro o quão grandioso é ver a nossa vontade, a nossa opinião ser respeitada pelos meios de comunicação. A imprensa bem que tentou colocar o que pensava, de maneira contrária ao povo, mas não conseguiu nos convencer que “o protesto com baderna” é injusto, que os “20 centavos não são nada”, que todo o manifesto  não se passava de “uma imensa ignorância política”...
Pois é a mudança vem acontecendo não só na política a mídia também está aprendendo que pode ser muito ameaçada, caso não respeite às vontades do povo. Que a população tem sim o direito de não concordar com o que é imposto por ela, a imprensa deve entender que a população é que tem o controle e não meia dúzia de opiniões, daqueles que se dizem “entendedores”. Vamos respeitar a raiz da palavra comunicação, a voz comum para todos.
Afinal manipular uma população que não “deixa as águas rolarem” é fácil. Nosso país está acordando e calar a voz de de um Brasil inteiro vem sendo uma tarefa muito difícil.... É mais fácil , humildemente, se retratar e dizer “Amigos, eu errei!”



Aline Rodrigues Imercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário