300 x 250 Ad Space

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Gritos de liberdade dos povos árabes.Será que todos teriam essa coragem?



Ditadura para muitos ocidentais é sinônimo de repressão, de um regime autoritário que vigorou no passado e não tem mais espaço na atual sociedade democrática. Porém, o que muitos não sabem é que ainda existem fortes governos ditadores que fazem com que a população se submeta as suas vontades.
Exemplos claros dessa ditadura ainda vigente no mundo são os governos dos países árabes. Recentemente temos visto nos noticiários as freqüentes manifestações populares que ocorrem no mundo oriental para a derrubada de governos que perduram por mais de 20 anos. A Tunísia foi o país que deu inicio a essa sucessão de manifestações, o povo foi às ruas e derrubou o governo de Zine El Abidine Ben, que já durava há mais de 25 anos. Depois da Tunísia, foi a vez do Egito, que como assistimos, depois de diversas e violentas revoltas conseguiu derrubar o governo de Hosni Mubarak, que durou longos 30 anos.

As conseqüências de se lutar com um governo ditatorial são as mais severas: sites populares tem acesso bloqueado, programas televisivos são monitorados e muitos são mortos de maneira fria e misteriosa. Contudo, mesmo estando cientes de todos os perigos que corriam e que observaram na história mundial, os árabes não tiveram medo e decidiram lutar para que sua nação pudesse ser melhor e menos castigada pelo mal da repressão. E além de egípcios e tunisianos, outros manifestantes começam a aparecer como os da Jordânia e do Iêmen.

O que assistimos desses povos acaba sendo , portanto, um exemplo de garra e amor por sua nação vindo do mundo árabe. E tudo isso, nos faz pensar se em nações como a brasileira o povo seria capaz de reivindicar seus direitos que são roubados por governos corruptos e ditadores.

3 comentários:

  1. No meio do texto pensei "Ela deve ser jornalista ou algo do gênero" e então olhei ao lado e estava lá "Estudante de jornalismo" rs, enfim, o que quero dizer é que você está no lugar certo, escreve muitíssimo bem, parabéns!

    E quanto ao texto, bom não sei se eles fazem isso por amor a nação, mas acho que na verdade fazem por pensar no seu bem estar próprio e não mais que isso. Aliás aqui no Brasil mesmo eu participei um tempo atrás de uma manifestação contra o aumento da tarifa, mas digo sem vergonha, não foi por ninguém mais que somente eu.
    E faria novamente, mas não pensando na nação, mas sim no meu próprio bem estar ou das pessoas que me rodeiam como família e amigos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline,
    Sabe, o assunto é complicado e de difícil entendimento. Sabe porque? O que a mídia mostra nem sempre é a realidade dos fatos. Há "casos" e casos em que a Ditadura é necessária, porém, é lamentável.
    Mas é só pensar no seguinto: A democracia nada mais é do que a ditadura da maioria. Certo?
    Deveria haver um meio termo para tudo, sem radicalismos.
    Enfim, a discussão é ampla e temos que ter respeito pelo que as pessoas pensam.
    Parabéns pela sua postagem.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. É dificil comentar sobre isso, até pelo fato de o que a gente ver na mídia, não sabemos se é a verdadeira realidade dos fatos, já que muita coisa é manipulada antes de ser passada aos populares (que o diga a Rede Globo xD).
    Se a ditadura lá era ruim para eles, também temos vários exemplos de países onde a democracia não é esse paraíso que as pessoas acham que é.
    Mas de fato, gostaria de ver o povo brasileiro se manifestando contra nossos "queridos" politicos, observamos recentemente torcidas organizadas se revoltando contra jogadores de clubes, pq não vão fazer isso lá em Brasília?

    ResponderExcluir